09/01/08

Hamsa

Vidro pintado, 30 cm de diâmetro, missangas de vidro cor-de-laranja. Ref.045
para mais informações: ventre.da.roma@gmail.com
Hamsa (خمسة), significa "cinco", devido à sua forma com cinco dedos.
É considerada uma representação da mão de Fátima, filha de Maomé. Contudo, este amuleto não está relacionado com nenhum dogma islâmico, uma vez que o islão rejeita as práticas supersticiosas.
Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsa como um escudo contra o mau-olhado já antes do judaímo e do islamísmo, como um símbolo da Deusa a qual sua mão afasta o mau-olhado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olahh
achei o teu site e estou mto interessada em a mandala de Hamsa...
e estou querendo conhecer bem a historia o significado...
e estou atras de varias fotos...
pois qro fazer uma tatuagem de Hamsa...caso tenha essas informaçoes por favor me mande um e-mail...favor anotar>> raisinha15@hotmail.com.

Obrigada,
Raisa.

Anónimo disse...

opa
To feito um loco aqui na net a procura de uma hamsa q eu possa criar e colocar varios significados ... (tatoo) estrela de davi , olho , peixe ... mas queria saber esmo onde eu encontro o texto nitido em hebraico pois eu ja sei a tyradução ... veja se pode me ajudar . agradeço orleansfilho@hotmail.com

Mandalas de 35cm diâmetro, com acabamento em Fita de Chumbo e Missangas de Vidro artesanal. para mais informações: ventredaroma@gmail.com